domingo, 16 de maio de 2010

DIÁLOGO ENTRE AS RELIGIÕES UM BELO PASSO PARA A PAZ MUNDIAL

Curitiba, 16 de maio de 2010

Assistindo aos noticiários, é possível identificarmos algumas guerras que ocorreram e outras que ocorrem ao redor do mundo, e que de alguma forma tiveram ou tem alguma conotação religiosa.
Observando a história do cristianismo encontramos guerras religiosas... na história do catolicismo encontramos guerras religiosas... na dos Mouros... dos Muçulmanos... dos Indianos... dos Africanos, etc... e no Brasil???
No Brasil de hoje, temos uma característica peculiar, invejada por muitas nações, a grande diversidade religiosa que, dada as devidas proporções, convive pacificamente.
Não me agrada ouvir alguns intelectuais afirmarem que em nosso país existe uma “tolerância” religiosa. Esta colocação colabora ainda mais para um distanciamento entre as religiões, soa como: “aturamos”, “engolimos”, ao invés de aceitamos e convivemos.
Aceitar não significa necessariamente concordar com as diretrizes seguidas, mas sim, entender que meu próximo tem o direito de como indivíduo escolher seguir ou não uma crença religiosa.
Está é o tipo de atitude que proporciona PAZ.
Precisamos entender que sem paz religiosa não conseguiremos fazer com que a liberdade religiosa que hoje temos alcance nossos filhos, netos, bisnetos....
Hans Küng, pesquisador das grandes religiões do mundo, tem como entendimento ser indispensável para a construção da paz entre as nações o diálogo inter-religioso.
Em suas palavras diz:

"Não haverá paz entre as nações, se não existir paz entre as religiões.
Não haverá paz entre as religiões, se não existir diálogo entre as religiões.
Não haverá diálogo entre as religiões, se não existir padrões éticos globais.
Nosso planeta não irá sobreviver, se não houver um etos global, uma ética para o
mundo inteiro."

A criação desse blog, partindo desse princípio, se propõe a ser uma ponte para reflexões em torno desta e de tantas outras questões, sejam sociais ou culturais, que colocam em risco nossa liberdade de escolha como cidadão.

Juntos, trataremos de curiosidades e informações referentes às religiões, que colaborem de forma significativa para a construção do DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO.
Partiremos do princípio de que o DIÁLOGO só é possível quando realizado entre duas ou mais pessoas, que em geral, possuem pontos de vista diferentes, mas que fazem do respeito mútuo ponto fundamental para o convívio pacífico.
Meu desejo é o de poder colaborar de forma significativa para a descoberta de pontos comuns que nos unam na busca deste ideal, a paz religiosa, sem que isto necessariamente nos faça abrir mão de nossas convicções pessoais, a menos que humildemente eu ou você reconheçamos, através dos argumentos apresentados, esta possibilidade.

Este é meu convite à você: VAMOS DIALOGAR?
Seja bem-vindo!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Infelizmente a humildade de reconhecer argumentos só é possível, quando exista a disposição de ouvi-los. E é este o problema que você menciona. Muito interessante. Fico contente com sua iniciativa, é o primeiro passo para essa mudança.
    "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" Rom.10-14.

    ResponderExcluir